R. Voluntários da Pátria 126/602 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 2537-2321 | (21) 3442-0272

Segundo dados do INCA, estimam-se quase 60mil novos casos de câncer de mama para 2018 e 2019.

Mulheres em tratamento para câncer de mama devem se prevenir contra o vírus HPV. Sua imunidade encontra-se mais baixa em virtude do tratamento oncológico e assim lesões genitais causadas pelo HPV podem aparecer.

O tratamento dessas lesões não é diferente das pacientes que estão em vigência de quimio ou radioterapia, mas as lesões podem ser mais recorrentes pela questão imunológica e ser mais um fator de desgaste físico e emocional neste momento.

É recomendada a vacinação contra HPV para essas pacientes idealmente antes de iniciar a quimioterapia (2 semanas antes) ou 3-6 meses depois segundo os diversos protocolos.

A vacina é fornecida pelo SUS para mulheres em tratamento oncológico até os 26 anos, faixa etária que não engloba a grande maioria das mulheres com câncer de mama. É liberada pela ANVISA para uso até 45 anos!

Uso de preservativos deve ser sempre lembrado e a vacinação de meninas jovens pode prevenir com mais eficácia, no futuro, o surgimento de lesões em pacientes que porventura possam vir a desenvolver o câncer de mama.

Posts Relacionados