R. Voluntários da Pátria 126/602 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

(21) 2537-2321 | (21) 3442-0272

AULA “UREAPLASMAS E MICOPLASMAS – QUAL VALOR CLÍNICO?”

Recentemente tive a oportunidade de falar sobre o “Papel clínico dos Ureaplasmas e Micoplasmas” no XXVI Trocando Ideias. A aula está disponível no meu canal do Youtube para quem desejar.

Os Ureaplasmas e Mycoplasmas são os menores microorganismos unicelulares de vida livre sem parede celular.

A literatura mostra que os Ureaplasmas (urealyticum e parvum) e Mycoplasma hominis são microorganismos comensais urogenitais.

O Mycoplasma genitalium é considerado uma infecção sexualmente transmissível podendo levar a quadros mais infrequentes de cervicites mais resistentes e doença inflamatória pélvica. Infecções assintomáticas podem ocorrer e não se sabe sobre sua história natural em pacientes não tratadas.

Existe uma preocupação crescente com relação ao uso e abuso dos macrolídeos e o desenvolvimento de resistência aos mesmos. Quando identificada alguma dessas bactérias, é necessário que se faça uma adequada correlação clínica para ter assertividade neste tratamento.

Não há indicação de testar e tratar de rotina! Cuidado com a “comercialização” envolvida por trás de tantos testes diagnósticos disponíveis sem o adequado entendimento da patogenicidade atual dos agentes.

Posts Relacionados